TEMPO DE AVIVAMENTO

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A Santidade que Aproxima o Homem e Deus

Santidade, A Ponte que leva o Homem à DEUS

ENFOQUE BÍBLICO:
‘Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade’
                   João 17.17
O que é a Santificação?
         ‘Em sua origem, o significado da palavra é relacional ou posicional: Santificar, ou consagrar, é pôr à parte alguém, ou alguma coisa, para DEUS, em termos gerais e inclusivos, ou para algum propósito específico, e fazer com que a pessoa ou o objetivo seja aceito por DEUS para um fim em vista’(J.L.Packer). A nossa santificação é um ‘pôr-nos à parte’, a fim de sermos o povo santo de DEUS em cada aspecto, departamento, atividade e relacionamento de nossa vida.
Marcos Vinicius        A nossa santificação é uma obra de DEUS sobre e dentro de nós, porque aqueles a quem DEUS separa para si mesmo devem ser semelhantes a ELE. Se ainda não são, devem ser transformados     (Ef 4.12-16). A santificação possui dois aspectos: santificação posicional e progressiva.
        Santificação posicional - obra instantânea do Espírito Santo
        Todos devem concordar que, quando aceitamos a Jesus Cristo como nosso salvador pessoal, encontramo-nos cheios de imundícies e sujeiras do pecado. Mas, no exato momento da nossa conversão, o Espírito Santo opera imediatamente em nossa vida uma transformação. Naquele instante somos santificados para nos tornar-mos servos e filhos de DEUS. Essa santificação é feita em nós uma única vez.
        Santificação progressiva - constantemente através da palavra de DEUS
        Somos pecadores arrependidos, que buscamos constantemente agradar a DEUS. Entretanto, não deixamos de ser pecadores porque estamos nesta carne pecaminosa e ainda não fomos transformados totalmente em glória (2 Co 3.18).                               Por isso, devemos buscar diariamente a nossa santificação através da palavra de DEUS e da obra do Espírito Santo.
         As passagens de 1 Ts 4.3,4; 5.23 falam da santificação como um processo contínuo, progressivo, que é mencionado em outra parte como crescimento em graça, crescimento, com o objetivo de nos tornar-mos semelhantes a Cristo.
        Segui a Paz
Marcos Vinicius         Após falarmos de santificação, faz-se necessário tratarmos do relacionamento cristão. É a Bíblia quem diz que, se for possível, devemos ter paz com todos os homens (Rm 12.18). Não podemos pagar o mal com o mal, mas temos de vencer o mal com o bem (Rm12. 19-21)
          Você pode até estar se perguntando: ‘Mas DEUS se preocupa até com os meus relacionamentos?’ Claro que sim! Ele sabe que você é uma pessoa e, portanto, precisa relacionar-se. Primeiramente o seu relacionamento deve ser com o próprio DEUS, depois com as pessoas.
    Relacionamento vertical
    Relacionar-se com DEUS é um enorme privilégio. Podemos falar com ele diariamente através da oração é uma das dádivas que só os servos de DEUS podem desfrutar. E o nosso amor por Ele? Através desse amor, nos tornamos mais obediente às suas ordens e nos aproximamos Dele cada vez mais.
     Relacionamento horizontal
     O homem tem a capacidade de relacionar-se com os seus semelhantes. O homem que é nascido de DEUS deve cultivar um relacionamento pacífico com os outros. Por esse motivo, a bíblia é bem enfática: “Segui em paz com todos”.
       Por outro lado, se essa paz não for possível porque, por exemplo, você é um crente e seus amigos escarnecem da sua fé, caso não consiga trazê-los para o santo caminho de DEUS, o ideal é que você se afaste deles, a fim de que não se contamine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?