TEMPO DE AVIVAMENTO

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ESTE É UM ESTUDO SISTEMÁTICO SOBRE A BÍBLIA

                                            A Bíblia
  
   A bíblia é a palavra de Deus a humanidade, é nela que encontramos o plano divino para a salvação. Por nos dá orientação para nossa vida espiritual, e sabedoria para as tantas adversidades da vida, ela é considerada o manual do cristão. A bíblia é um dos livros mais fascinantes que já existiu que tem permanecido viva por séculos, e é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade, é considerada o maior Best seller de todos os tempos.
  
Mas afinal, de onde veio a bíblia?
Sheila   O termo Bíblia tem origem no grego "Biblos", que quer dizer coleção de livros, e somente foi usado a partir do ano 200 dC pelos cristãos, é um conjunto de pequenos livros, acredita-se que tenham sido escritas ao longo de um período de 1.600 anos, por cerca de quarenta pessoas, estes textos foram copiados e recopiados de geração para geração em diversos idiomas, como: Hebraico, Aramaico e grego; até chegar a nós.Seus autores foram escolhidos e inspirados por Deus, cada um de diferentes regiões, das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais, pessoas que receberam mensagens divinas para produzir os textos (profetas como Moisés) ou apóstolos que viveram com Jesus (como Mateus) foram ecritos também em épocas diferentes, e depois unidas num livro só. QUANDO FORAM UNIDOS OS DOIS TESTAMENTOS?R.: Isto só aconteceu depois que a Igreja definiu os livros que formariam o Novo Testamento. O problema é que, após a morte de Jesus, vários textos foram escritos para contar sua história. Mas, entre as dezenas de textos disponíveis, quais iriam entrar na bíblia que a Igreja tentava criar? Vários concílios foram feitos para chegar a um acordo. Um dos mais importantes ocorreu no ano 325, na cidade de Nicéia, na atual Turquia.
As partes mais antigas das Escrituras encontradas são um pergaminho de Isaías em hebraico do segundo século aC, descoberto em 1947 nas cavernas do Mar Morto e um pequeno papiro contendo parte do Livro de João 18.31-33,37,38 datados do segundo século dC.
A Bíblia em sua forma original não contém as divisões de capítulos e versículos. Para facilitar sua leitura e localização de "citações" o Prof. Stephen Langton, no ano de 1227 dC a dividiu em capítulos. A divisão em versículos foi realizada em 1551 numa edição em grego do Novo Testamento pelo humanista e impressor Robert Stephanus.
 Até a invenção da gráfica por Gutenberg, a Bíblia era um livro extremamente raro e caro, pois eram todos feitos artesanalmente (manuscritos) e poucos tinham acesso às Escrituras.
SheilaO povo de língua portuguesa só começaram a ter acesso à Bíblia de uma forma mais econômica a partir do ano de 1748 dC, quando foi impressa a primeira Bíblia em português, uma tradução feita a partir da "Vulgata Latina".

É composta de 66 livros, 1.189 capítulos, 31.173 versículos, mais de 773.000 palavras e aproximadamente 3.600.000 letras. Gasta-se em média 50 horas (38 VT e 12 NT) para lê-la ininterruptamente ou pode-se lê-la em um ano seguindo estas orientações: 3,5 capítulos diariamente ou 23 por semana ou ainda, 100 por mês em média.
     Chegada da bíblia no Brasil
SheilaEm 1808 A Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira (SBBE) produz o Novo testamento em língua portuguesa.
Chega ao Brasil 12.000 (doze mil) exemplares do Novo Testamento em português, na tradução de João Ferreira de Almeida, versão de 1753 publicada pela SBBE
- 1819 SBBE publica sua primeira Bíblia COMPLETA em português também na tradução de Almeida, da versão de 1773.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?